quarta-feira, 5 de janeiro de 2011

Sabe como escolher um cuidador? Existe um tipo de cuidador para cada idoso.

Os familiares devem solicitar ao médico do idoso ou da idosa uma avaliação. Infelizmente a quantidade de geriatras é muito pequena para atender a demanda. Mas um bom médico clínico poderá realizar a análise.

Somente após a avaliação multidimensional da pessoa idosa será possível indicar um cuidador ou cuidadora.

Na verdade esta avaliação servirá para identificar problemas de saúde condicionantes de declínio funcional.

Mas temos que lembrar que são informações necessárias mas que não substituirão a escuta qualificada realizada por profissional de saúde habilitado e a investigação de todos os aspectos (familiares, sociais, culturais, econômicos, afetivos, biológicos, etc) que envolvem a vida da pessoa.

Mas existem dicas simples:

1. O cuidador básico está destinado a atender idosos que não necessitem de atos médicos em sua rotina diária.Estes profissionais não podem realizar qualquer um dos atos que são praticados por profissionais de saúde.Exemplos: aplicar injeções, verificar pressão arterial, entre outros.Lembremos que a ocupação de cuidador básico está entre aquelas ocupações consideradas "domésticas".

2. O cuidador que também é técnico em Enfermagem poderá ser o cuidador ideal para idosos que necessitam de cuidados especiais incluíndo-se aí atos rotineiros de enfermagem.

3. Cuidadores especializados em gerência para residências e asilos deverão ter nível superior devidamente comprovados.

4. Há uma enorme diferença entre os cuidadores domiciliares, cuidadores para hospitais e cuidadores para asilos e residências geriátricas.

5. A seleção é criteriosa e tem que ser feita conforme cada situação.

6. A análise da situação da família do idoso é fundamental.

7. Todos os critérios devem ser avaliados antes de contratar alguém.Temos que ter o máximo de segurança no sentido de evitar o cuidador com desequilibrio emocional ou que tenha tendência a qualquer tipo de violência contra o idoso.

8. Vamos recordar que o conceito de "ser frágil"foi sendo gradativamente substituído pela condição de "tornar-se frágil".


Vera Mattos
Presidente da Fundação Jaqueira.

Contatos da Fundação Jaqueira.


Entre em contato com a Fundação Jaqueira pelos seguintes e-mails:

fundacaojaqueira@ymail.com

fundacaojaqueira@yahoo.com.br


Em seus comentários evitem deixar e-mail ou contato telefonico pessoal.

Infelizmente, outras pessoas poderão vir a registrar seus dados para falso contato.Aliás, esta regra deve valer para uso geral da internet.

Em caso de qualquer dúvida sobre os nossos serviços entrem em contato pelos celulares disponibilizados acima.Também mantemos de maneira permanente abaixo da conta corrente o fundacaojaqueira@ymail.com basta clicar e enviar sua mensagem.

Cordialmente,

Vera Mattos
Presidente da Fundação Jaqueira.

http://www.fundacaojaqueira.org.br

terça-feira, 4 de janeiro de 2011

Como contratar um cuidador através da Fundação Jaqueira.


Todos os cuidadores são treinados pela Fundação Jaqueira após a apresentação de toda documentação inclusive antecedentes criminais.

Então, como Gerontologia e Geriatria exigem permanente atualização, através da aquisição de livros e realização de atividades, entendemos que não podemos ficar atuando no mercado sem cobrar, vez que as agencias de emprego e similares lucram através da empregabilidade dos cuidadores formados pela Fundação Jaqueira.

Desde 2010,a Fundação Jaqueira solicita uma taxa para indicação dos cuidadores.

O depósito deverá ser realizado exclusivamente na conta da Fundação e é destinado ao pagamento dos profissionais que realizam a seleção. Apenas 5% são destinados a manutenção das ativividades filantrópicas.

Fundação Jaqueira

Fundação Jaqueira.Cuidadores Homens.

Fundação Jaqueira - Cuidadores dos idosos

Melhor Idade - Nossa Homenagem

Cuidadores de Idosos Turma Gaspar Sadoc da Fundação Jaqueira 71 96196129

Cuidadores de Pessoas da Fundação Jaqueira

Agradecimentos a todas os cuidadores que trabalharam durante o período das festas.


Sabemos que trabalhar em períodos de festas e feriados longos é abrir mão de momentos valiosos. Os cuidadores são assim. Tem o perfil de pessoas generosas, simpáticas, educadas. São treinados para atuarem com competencia nas áreas que envolvem emoções, respeito ao próximo e, principalmente, honestidade nos serviços que devem prestar.

Divididos em categorias que seguem os limites para cuidadores básicos e os distinguem dos cuidadores técnicos e até mesmo os cuidadores de nível superior, todos tem em comum a capacidade de conviver, de se relacionar e, sobretudo, respeitar.

Agradecemos a todas as famílias que foram atendidas pela Fundação Jaqueira durante o Natal e durante o Ano Novo.

Mas queremos ofertar o nosso abraço as famílias que sofreram perdas neste período. Queremos levar o nosso conforto as famílias que de um momento para outro perderam pessoas amadas e sentem enorme falta.

Também mandarmos o nosso abraço para todas as famílias que enfrentaram a busca de hospitais para internar os seus idosos.

Quantos cuidadores também passaram por problemas semelhantes em suas próprias famílias.Passaram por momentos em que foram necessárias hospitalizações.

Quantos cuidadores devidamente contratados se surpreenderam com a informação de que os pacientes aos quais iriam atender foram internados em UTI e que até este momento continuam internados.

É assim a vida dos cuidadores. É assim a vida dos idosos. Ninguém deve buscar esta profissão se não houver vocação. Saber que pode estar com um paciente e que pode perder este paciente é uma realidade para todos os profissionais de saúde.

Mas lembremos aqui que os cuidadores para idosos ainda estão na categoria de empregados domésticos.

Por isto, a Fundação Jaqueira vem lutando de maneira concreta para que estes cuidadores passem para a categoria de profissionais de saúde. Foi assim que conseguimos em 2010 que o deputado Álvaro Gomes apresentasse ao presidente Lula um projeto de lei.Temos certeza que a presidenta Dilma será sensível ao solicitado.

A Fundação Jaqueira já qualificou mais de mil cuidadores, sempre contando com a ajuda de instituições como a Igreja católica.

Ser cuidador é ser paciente, calmo, tranquilo. É saber agir conforme o momento. É saber medir as palavras e o significado delas.

Deve saber respeitar a instituição onde está sendo qualificado, deve saber respeitar os dirigentes da instituição. Qualquer demonstração de desequilibrio emocional, mental e social afasta o aluno da condição de cuidador.

Quero homenagear a todas e todos os alunos que fizeram de suas vidas um exemplo de dedicação ao próximo, ao semelhante. Que atuam não somente pelo justo dinheiro que recebem mas porque são capazes de compreender e respeitar o próximo.

É por isto que temos enorme satisfação do alto índice de empregabilidade que alcançamos.É pelo fato de trabalharmos com honestidade, seriedade e respeito ao nome. Por isto recebemos moções de aplausos de Congresso, de Assembléia e de Câmara.

Por tudo isto, é que devemos lembrar que a Fundação Jaqueira integrou a Delegação Brasileira junto a ONU em 2010. E que a presidente da Fundação Jaqueira, Vera Mattos, também foi membro oficial da mesma Delegação brasileira junto a ONU.

Lembremos aqui também que a Fundação Jaqueira tem a sua presidente como dirigente do Fórum de Mulheres do Mercosul- Capítulo Brasil. Vera Mattos também integra o Fórum Brasileiro de Segurança Pública e é dirigente da Rede Risco Mulher Brasil.

Queremos agradecer a toda a Diretoria da Fundação Jaqueira que trabalha como rede tentacular. Agradecer a todos os parceiros e parceiras.

Continuemos juntos e juntas em 2011.