sábado, 7 de novembro de 2009

CAPACITAÇÃO DE CUIDADORES DE IDOSOS DA FUNDAÇÃO JAQUEIRA.



Capacitação de Cuidadores de Idosos da Fundação Jaqueira.Inscreva-se já!


OBJETIVOS
•Proporcionar capacitação e/ou atualização para o exercício e desenvolvimento da ocupação de Cuidador de Idosos.
•Preparar adequadamente profissionais para proporcionarem a idosos um envelhecimento mais saudável e com menor comprometimento funcional.

JUSTIFICATIVA

Considerando o aumento progressivo da população idosa, a ocupação de obter os serviços de um “cuidador” é uma necessidade constante de muitas famílias, especialmente para as pessoas que trabalham fora e que tem idosos em casa , carecendo de cuidados constantes.

Para cuidar de idosos, espera-se que haja alguém capaz de desenvolver ações de ajuda naquilo que estes não podem mais fazer por si só; essa pessoa assume a responsabilidade de dar apoio e ajuda para satisfazer às suas necessidades, visando a melhoria da condição de vida.

Trata-se de profissão reconhecida e inserida na Classificação Brasileira de Ocupações do Ministério do Trabalho e Emprego com o Código 5162-10 (Cuidador de pessoas idosas e dependentes e Cuidador de idosos institucional).

A proposta de realização do Curso de Capacitação de Cuidadores de Idosos vem ao encontro às necessidades identificadas, na comunidade e para atender a vários pedidos de pessoas que necessitam de preparação adequada para de proporcionar a idosos um envelhecimento mais saudável e com menor comprometimento funcional.

O Curso de Capacitação de Cuidadores de Idosos de justifica-se como sendo, a preparação para melhor atuar como cuidador de idoso domiciliar ou auxiliares de casas de repouso para idosos, assim como para filhos, que acompanham seus pais já idosos em casa e estudantes e pessoas que desejem conhecer melhor os temas a serem abordados nos diversos módulos do curso.

PÚBLICO-ALVO

Pessoas que atuam como Cuidadores de Idosos, equipes de auxiliares de Casas de Repouso, filhos, estudantes e cidadãos interessados no tema.

METODOLOGIA
As aulas serão expositivas e ministradas por especialistas.

Total de carga horária: Serão ministradas 20 horas de aulas teóricas e computadas dez horas de trabalhos práticos e exercícios escritos, totalizando 30 horas /aula.


INVESTIMENTO

R$120,00 (cento e vinte reais)

Estudantes, alunos da Fundação Jaqueira e pessoas idosas com mais de 65 anos pagam com 50% de desconto.

Ganhe 10% de desconto na sua inscrição, a cada novo participante que conseguir inscrever, até o limite de 5 participantes, o que corresponde, no máximo, a 50% de desconto em sua inscrição.


Módulo - 01

Abertura Oficial
Apresentação do Programa do curso; Apresentação dos participantes; Identificação das expectativas; Estabelecimento das normas de funcionamento do curso.
Relações Interpessoais.


Módulo - 02
O Perfil do Cuidador de Idoso
O processo de envelhecimento
Modalidades de atenção ao idoso
(inclusão e exclusão social, relações interpessoais, abandono e maus tratos).

Módulo - 03
Cuidados Nutricionais com Idosos

Correção de exercícios
Módulo - 04
Principais problemas médicos associados ao envelhecimento: (Retenção, incontinência e infecção urinária, Afecções pulmonares; Depressão; Demências; Parkinson; AVC; Isolamento Social; Imobilização; Fraturas de quadril e colo de fêmur).

Módulo - 05
Sexualidade e envelhecimento

Correção de exercícios
Modulo - 06
Qualidade de vida e espiritualidade
(Identificando o estresse; lazer e ocupação do tempo livre; técnicas de relaxamento e de alívio do estresse , espiritualidade e valorização do ser).
Lazer e ocupação do tempo livre dos idosos.

Módulo - 07
Urgências, Emergências e Sintomas na Clínica do Idoso Interação medicamentosa; Cuidados no controle dos medicamentos; Sinais de alerta.


Módulo - 08
Direitos dos idosos (PNI, Estatuto do idoso, medidas de proteção)

Módulo – 09
Higiene do Idoso
(Cuidados de higiene e conforto do idoso)

Módulo - 10
Primeiros Socorros
Entrega das notas
Encerramento e Entrega de Certificados

71 3011 1188
71 9619 6129

sexta-feira, 6 de novembro de 2009

Contrate a Fundação Jaqueira para consultoria. A terceira idade merece o melhor.

Se está pretendendo abrir uma empresa ou um negócio voltado para a Terceira Idade, contrate a Fundação Jaqueira para assessoria e/ou consultoria. Temos profissionais das diversas áreas e todos devidamente qualificados em níveis elevados.

Ao contratar a Fundação Jaqueira suas oportunidades se multiplicarão. Quem não quer uma marca como esta associando-se de uma forma legal e digna ao seu produto?

Lembre-se que a Fundação Jaqueira é a única voltada para o terceira idade na Bahia.

Somente no ano de 2009 qualificamos mais de 350 Cuidadores de Idosos. Temos como principal parceira a Arquidiocese de São Salvador, Bahia, através da Paróquia da Vitória.

Também a Rede Bahia, o Cese, o Estado de Paz.

Agradecemos ao Ministério Público, especialmente às Promotoria das Fundações e do Terceiro Setor e, mais especificamente, ao Promotor Luís Eugenio Fonseca Miranda.

A Fundação Jaqueira é interdisciplinar e suprapartidária. Atuamos através de abnegados voluntários.

Então, quer ser nosso parceiro?

Entre em contato através do e-mail


fundacaojaqueira@ymail.com

Psicologia do Envelhecimento é com Tania Gomes, diretora da Fundação Jaqueira.

A Diretora da área de Saúde Mental da Fundação Jaqueira, Psicóloga Tania Gomes, está buscando cada vez mais atualizar-se em congressos nacionais e internacionais. Sendo uma das mais dedicadas voluntárias da Fundação, também atua como professora nos cursos para Cuidadores de Idosos. É uma grande especialista em psicologia do envelhecimento. Recentemente, retornou da Europa.
Para Tania Gomes, "o sucesso de qualquer profissional depende da sua qualificação e do desejo de realizar.A Fundação Jaqueira qualifica mas o desempenho dos alunos é fundamental".


fundacaojaqueira@ymail.com
71 9619 6129
71 3011 1188

Fundação Jaqueira oferecerá cursos on line.

Ewerton Matos, diretor geral da Fundação Jaqueira, está totalmente mobilizado para a criação do portal da Fundação que, entre outras coisas, permitirá que todos os países de língua portuguesa possam vir a interagir e até mesmo realizar parcerias para qualificação de profissionais voltados para a terceira idade.

"Teremos inicialmente o curso para Qualificação de Idosos que poderá ser feito on line com toda a qualidade que a Fundação Jaqueira oferece em Salvador. Assim estaremos atendendo a todos que nos procuram. Recebemos muitos e-mails pedindo orientação e já fazendo reservas para cursos on line. Logo isto será realidade", acrescenta Ewerton Matos.

Os interessados deverão entrar em contato pelo e-mail

fundacaojaqueira@ymail.com

Em breve, teremos um núcleo destinado a informática para a terceira idade.

Este tem sido um grande sonho da Fundação Jaqueira e que deverá se concretizar nos próximos dias. Teremos uma sala exclusivamente para atendimento de pessoas da terceira idade e vamos utilizar a tecnologia para auxiliar na prevenção e no tratamento das doenças degenerativas.
Vera Mattos, presidente da Fundação Maria Lúcia Jaqueira de Mattos.

71 3011 1188 e 71 9619 6129

Sua empresa quer ser parceira da Fundação Jaqueira? Então,entre em contato.

Se suas atividades ou da sua empresa estão voltadas para a terceira idade,coloque o seu nome em nosso site, em nossos produtos. Seja divulgado como parceiro de uma das mais sérias instituições da Bahia e do Brasil.
71 3011 1188 e 71 96196129.

Inscreva-se na última turma 2009 para Curso Qualificacação Cuidadores Idosos.

A Fundação Jaqueira inscreve a partir de agora para a última turma 2009 do Curso para Qualificação de Cuidadores de Idosos. Aproveite esta chance e prepare-se para um 2010 pleno de sucesso profissional.

As inscrições deverão ser feitas na secretaria da Paróquia da Vitória,no Largo da Vitória, Salvador, Bahia, Brasil.

Tel.:71 3011 1188 e 71 9619 61 29.


e-mail
fundacaojaqueira@ymail.com