sábado, 27 de fevereiro de 2010

Fundação Jaqueira: curso Cuidadores Domiciliares terá preço promocional na Semana Internacional da Mulher.


A Fundação Jaqueira estará realizando de 08 a 12 de março de 2010 curso matutino para formação de cuidadores domiciliares.

Os candidatos pagarão R$ 30,00 e mais dois kg de alimentos não perecíveis.
Desejável: feijão, arroz, açucar.

Interessados devem comparecer pessoalmente para inscrição na secretaria da Paróquia da Vitória até o dia 5 de março.

Devem apresentar documentos, comprovante de residencia e antecedentes criminais.

71 3011 1188
71 9619 6129

Endereço:
Largo da Vitóra s/n, Igreja da Vitória, Salvador, Bahia . 50 vagas.


Como realizamos no ano passado, estaremos promovendo este curso com o objetivo de qualificar cuidadores e darmos oportunidade a pessoas de baixa renda.

http://www.fundacaojaqueira.org.br

Este blog foi redirecionado para o domínio http://www.fundacaojaqueira.org.br enquanto preparamos um novo site inclusive com ensino à distância.

Como contratar um cuidador de idoso pela Fundação Jaqueira.


Todos os cuidadores são treinados pela Fundação Jaqueira e apresentam toda documentação inclusive antecedentes criminais.

Então, como Gerontologia e Geriatria exigem permanente atualização, através da aquisição de livros e realização de atividades, entendemos que não podemos ficar atuando no mercado sem cobrar, vez que as agencias de emprego e similares lucram através da empregabilidade dos cuidadores formados pela Fundação Jaqueira.

A partir de agora,a Fundação Jaqueira solicitará uma taxa para indicação dos cuidadores. Após a contratação, o cliente terá 15 dias para solicitar a troca, caso não queira manter o mesmo cuidador.

O depósito deverá ser feito exlusivamente na conta da Fundação e é destinado a manutenção das ativividades filantrópicas.

Durante muitos anos deixamos de solicitar estas taxas e as pessoas beneficiadas não fizeram qualquer doação. Entendemos portanto que, assim como as demais fundações fazem em suas atividades, teríamos que estabelecer valores para este serviço.

Pessoalmente, na Rua da Flórida 85,Graça.Por favor, antes de comparecer, marque seu horário.
Entre em contato conosco pelos números 71 9619 6129 e 71 3011 1188.

segunda-feira, 22 de fevereiro de 2010

Vera Mattos:"As mulheres não podem depender das suas famílias de origem e nem dos companheiros. Devem possuir emprego e renda".


“A paz está muito ligada à independência, ao fato de haver sustentabilidade. As mulheres não podem depender das suas famílias de origem e nem dos companheiros. Devem possuir emprego e renda. Devem conhecer a Constituição. Devem estar orientadas quanto aos seus direitos e deveres. É o conhecimento que permite o poder ”.
Vera Mattos




“A única forma da mulher obter sua independência é através do binômio educação e trabalho. As leis servem para amparar e defender a mulher em
Situação de violência doméstica. Mas a manutenção dela própria e da família passam pelo estudo e qualificação.

Somente através da qualificação profissional e de sua inserção no mercado de trabalho será possível garantir a sua sobrevivência. O Estado não está preparado para atender as mulheres vítimas. Elas voltam para casa porque não contam com abrigos, casas transitórias com a mínima qualidade. Além de fugirem dos agressores, elas também têm que cuidar da família, dos filhos menores e até mesmo de outros familiares”.

Esta é a opinião de Vera Mattos, presidente da Fundação Jaqueira e representante do Fórum de Mulheres do Mercosul- Capítulo Brasil/Bahia.
“Avaliando o que é oferecido às mulheres para garantir a segurança pessoal e familiar, percebemos que tudo é transitório e de difícil acesso. Mesmo com todas as redes realizando um trabalho de apoio, o essencial continua difícil. A paz está muito ligada à independência, ao fato de haver sustentabilidade. As mulheres não podem depender das suas famílias de origem e nem dos companheiros. Devem possuir emprego e renda. Devem conhecer a Constituição. Devem estar orientadas quanto aos seus direitos e deveres. É o conhecimento que permite o poder ”.

Vera insiste no fato de que ficou nas décadas finais do século XX a figura da mulher dependente, que espera que o marido seja o provedor e que não sabe exatamente o valor de nada. “Infelizmente, ainda existem muitas mulheres nestas condições. Dependem completamente dos maridos que nem sempre são bons companheiros. E a submissão é concreta. Elas lavam e passam roupas, cozinham, cuidam dos filhos, e não buscaram uma evolução pessoal. Geralmente, ao ficarem mais velhas acabam sendo trocadas como se fossem objetos descartáveis. Antes mesmo de entrarem na menopausa deixam a vida sexual de lado, acreditam que devem fidelidade ao marido e que devem criar ou terminar de criar os filhos. Assim, sem sentir vão abrindo mão de todas as suas possibilidades pessoais.”

Por esta razão, a feminista Vera Mattos acredita que esta é definitivamente a era do trabalho para a mulher. “Temos que qualificar cada vez mais mulheres. Prepara-las para o mercado de trabalho, permitir que tenham acesso à cultura e a educação, disponibilizar cada vez mais conhecimento.
É assim que procuro fazer quando me encontro com mulheres de todas as camadas econômico-sociais. A comunicação deve ser oferecida com absoluta qualidade. Não importa se esta mulher é da periferia ou de bairros nobres. Toda mulher é igual. Toda mulher necessita de respeito, atenção e interesse. Misturar as classes sociais é fundamental para a autoestima, para a compreensão das diferenças e para organização do pensamento.”.

Um exemplo que Vera Mattos oferece é o fato do que nos cursos básicos para cuidadores de idosos, quando a presença feminina é maioria, pessoas de diversos níveis culturais se encontram e o resultado geralmente é positivo. ”A compreensão das diferenças é fundamental. É quando ocorre a compreensão do pensamento. O medo pode fazer com que muitas fiquem caladas. Mas quando a oportunidade de troca acontece, assistimos e participamos de momentos valiosos de crescimento pessoal.”

“Mulheres que trabalham e garantem o próprio sustento tem mais segurança em suas decisões. Deixar para aprender uma profissão quando a crise já chegou ao casamento é uma temeridade. É preciso estar atenta ao mercado de trabalho e buscar algo que seja possível realizar. Conheço mulheres que começaram a vida profissional como manicure e que hoje são empresárias no setor.” -, diz Vera Mattos.

Vera Mattos comemora o fato da Fundação Jaqueira ter qualificado mais de 400 mulheres como cuidadoras de idosos somente no ano de 2009. ”Em nossos cursos nós oferecemos o diferencial que é a compreensão individual para que seja possível cuidar de outra pessoa. Então, respondemos muitos questionamentos inevitáveis para a maioria das mulheres. E queremos avançar nesta área. Ficamos felizes quando acolhemos em nossas salas mulheres de toda a região metropolitana. E comemoramos cada vez que uma tem sua carteira assinada. É um sentimento muito bom. É saber que a partir daquele momento aquela mulher será menos uma na estatística da violência. Que ela poderá decidir com quem ela quer se relacionar. É saber que ela poderá ter uma profissão segura. Enfim, os dramas pessoais e sociais continuarão existindo, mas estamos fazendo a nossa parte”, declara a presidente da Fundação Maria Lúcia Jaqueira de Mattos.

Fundação Jaqueira: curso Cuidadores Domiciliares terá preço promocional na Semana Internacional da Mulher

A Fundação Jaqueira estará realizando de 08 a 12 de março de 2010 curso matutino para formação de cuidadores domiciliares destinados à população carente.

Os candidatos pagarão R$ 30,00 e mais dois kg de alimentos não perecíveis.
Desejável: feijão, arroz, açucar.

Interessados devem comparecer pessoalmente para inscrição na secretaria da Paróquia da Vitória até o dia 5 de março.

Devem apresentar documentos, comprovante de residencia e antecedentes criminais.

71 3011 1188
71 9619 6129

Endereço:
Largo da Vitóra s/n, Igreja da Vitória, Salvador, Bahia . 50 vagas.


Como realizamos no ano passado, estaremos promovendo este curso com o objetivo de qualificar cuidadores e darmos oportunidade a pessoas de baixa renda.

Sem apoio governamental nem municipal nem estadual, a Fundação Jaqueira continua realizando um trabalho de excelência.

“Nunca recebemos nada do Governo do Estado. É como se o executivo não enxergasse o trabalho da Fundação.Não há nenhum tipo de incentivo ou de interesse. Neste caso, repete-se o comportamento dos governadores anteriores”, declara Vera Mattos.


Durante os cursos de qualificação para a formação de cuidadores de idosos, as alunas receberam orientação prática e teórica sobre comportamento, psicologia do envelhecimento,convivência,entretenimento,apoio nutricional, suporte para a família e higiene. Também são introduzidas no universo da Gerontologia, Geriatria e Psicogeriatria.

Para Vera Mattos, presidente da Fundação Jaqueira, o curso é muito importante, “pois delimita as funções do cuidador de idosos. Muita gente acha que as pessoas que exercem essa atividade podem fazer procedimentos como curativos e medir pressão arterial. O que é um equívoco, pois são funções que só devem ser exercidas por profissionais de enfermagem”, alerta.

Na sua avaliação, as atividades desenvolvidas foram de fundamental importância para garantir mais segurança e qualificação às profissionais que cuidam de idosos no município de Salvador, Bahia.

“ É importante ressaltar a qualificação de mulheres e homens em uma profissão que poderá vir a garantir o sustento pessoal e familiar. Aliás, o número de mulheres é bem maior do que o de homens.

“Elas chegam de todos os bairros de Salvador e da região metropolitana. Algumas pegam dois ou três ônibus. Saem cedo de casa. Trazem uma enorme esperança. Para muitas a certificação é tão importante que chegamos a nos emocionar”.

A Fundação Jaqueira não abandona alunos após a conclusão do curso. É comum ver ex-alunas assistindo aulas e se esforçando para aprender mais.

“Também temos assegurado a questão da empregabilidade. A população nos procura em busca de indicação de cuidadores. Então, ao realizar estas reuniões que acontecem semanalmente, verificamos as disponibilidades e discutimos as ofertas de trabalho existentes.

As ausências em reunĩoes são imediatamente percebidas. Geralmente, quando se empregam enviam recados, mensagens, e-mails”. E esta prática já se tornou uma tradição.

Infelizmente, todas as práticas estão com a possibilidade de interrupção pois a Igreja da Vitória deverá passar por reformas assim como a casa paroquial.

”A Igreja da Vitória é a nossa principal parceira. O pároco Luiz Simões tem nos permitido atuar em seus salões durante todos estes anos.Lá atendemos desde crianças com transtornos mentais, mulheres vítimas de violência, e realizamos cursos de qualificação, palestras e oficinas. No momento em que as obras começarem não sabemos ainda como daremos continuidade ao nosso trabalho”, comenta a presidente da Fundação Jaqueira.

Esperamos que o governador Jaques Wagner tenha alguma sensibilidade em relação a esta questão. A Fundação tem utilidade pública estadual e diversas moções de aplauso. Mas é mantida exclusivamente pelos abnegados voluntários. “Nunca recebemos nada do Governo do Estado. É como se o executivo não enxergasse o trabalho da Fundação.Não há nenhum tipo de incentivo ou de interesse. Neste caso, repete-se o comportamento dos governadores anteriores”, declara Vera.

Pelas estimativas do Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE), hoje há quase 20 milhões de pessoas com mais de 60 anos no país, representando um pouco mais de 10% da população. Nos próximos anos, a expectativa do IBGE é que, com os avanços da Medicina, aumente ainda mais a expectativa de vida dos cidadãos brasileiros, hoje estimada em 72 anos. Ainda segundo o IBGE, a maior escolaridade também contribui para a maior longevidade, reforçando a importância da instrução para a melhoria da qualidade de vida.