sexta-feira, 3 de julho de 2009

A Fundação Maria Lúcia Jaqueira de Mattos destaca-se pela qualidade dos atendimentos realizados às pessoas carentes e excluídas pela sociedade.




LEI Nº 17.142/2008


Declara de Utilidade Pública Estadual a Fundação Maria Lúcia Jaqueira de Mattos.



Art. 1º - Fica declarada de Utilidade Pública Estadual Estadual a Fundação Maria Lúcia Jaqueira de Mattos, com sede e foro no município de Salvador - Bahia.

Art. 2º - Esta Lei entra em vigor na data da sua publicação.

Art. 3º - Revogam-se as disposições em contrário.



Sala das Sessões, 03 de março de 2008.



Álvaro Gomes
Deputado Estadual – PCdoB





JUSTIFICATIVA


A Fundação Maria Lúcia Jaqueira de Mattos é uma associação civil, de caráter beneficente, filantrópica, sem fins lucrativos e sem tempo determinado de duração.

A entidade tem como finalidade promover ações na área de saúde, educação e cultura. Para tanto, desenvolve trabalho com a capacitação de mão-de-obra especializada, projetos especiais de educação e novas tecnologias, programas para garantir qualidade de vida de idosos, crianças e adolescentes de baixa renda.

Além disso, vem se destacando, neste município, pela qualidade dos atendimentos realizados às pessoas carentes que não conseguem ajuda de outros setores da sociedade.

Desse modo, para que as atividades sejam melhor desenvolvidas e ampliadas, recebendo apoio de organizações e instituições governamentais e privadas, a referida entidade necessita do reconhecimento de Utilidade Pública Estadual.



Sala das Sessões, 03 de março de 2008.



Álvaro Gomes
Dep. Estadual – PCdoB


Foto da homenageada Dra.Maria Lúcia Jaqueira de Mattos , in memorian.

FUNDAÇAO JAQUEIRA COMEMORA 8 ANOS

A Fundação Maria Lúcia Jaqueira de Mattos (Fundação Jaqueira) comemora hoje,
dia 03 de julho de 2009, seu oitavo aniversário. Com mais de 50 mil atendimentos em Salvador, Bahia, a instituição sobrevive graças a abnegados profissionais e voluntários, que se deslocam pela capital e pelo interior do Estado da Bahia ofertando atendimento a várias camadas da população.

Somente este ano a Fundação Jaqueira qualificou 200 cuidadores de idosos,preparando disponibilizando profissionais competentes capazes de atuarem com conhecimento do tema e dentro do que determina o Estatuto do Idoso.

Além disto, distribuiu uma tonelada de alimentos entre idosos carentes. As cestas básicas fornecidas pela Fundação Jaqueira além dos alimentos tradicionais também ofertam material para higiene pessoal e higiene do ambiente em que vivem idosos.

Os alunos que ingressaram nos cursos contribuíram com 400 quilos de alimentos e em algumas turmas a Fundação conseguiu arrecadar mais doações. O restante foi adquirido com os recursos da instituição.

Também foram distribuídas bolsas a alunos carentes e a representantes de diversas pastorais que procuraram a Fundação. Tendo como grande parceira a Arquidiocese de Salvador, a partir da Paróquia da Vitória, desde o ano de 2002, a Fundação vem se dedicando à construção de uma nova realidade para os idosos baianos.

A presidente da Fundação Jaqueira, Vera Mattos esclarece que preparar recursos humanos para atuar no setor é algo de extrema responsabilidade e seriedade. ”Pretendemos atuar de uma forma coerente com a história da instituição. Solicitamos dos alunos todos os documentos inclusive os antecedentes criminais. Observamos o perfil psicológico do aluno e nossa área de saúde mental avalia para verificar se estas pessoas estão aptas ou não a ofertarem serviços como cuidadores de idosos. Na prática, não aprovamos simplesmente com a freqüência. É preciso demonstrar maior competência, habilidade e estar de fato direcionado para o segmento”.
Criada pelos amigos para homenagear a educadora Maria Lúcia Jaqueira de Mattos, falecida em 21 de março de 2003, a Fundação Jaqueira tem atuado de maneira firme, consolidada em atuação em grandes espaços, como uma rede tentacular, em vários bairros e várias cidades do Estado.