sexta-feira, 3 de julho de 2009

FUNDAÇAO JAQUEIRA COMEMORA 8 ANOS

A Fundação Maria Lúcia Jaqueira de Mattos (Fundação Jaqueira) comemora hoje,
dia 03 de julho de 2009, seu oitavo aniversário. Com mais de 50 mil atendimentos em Salvador, Bahia, a instituição sobrevive graças a abnegados profissionais e voluntários, que se deslocam pela capital e pelo interior do Estado da Bahia ofertando atendimento a várias camadas da população.

Somente este ano a Fundação Jaqueira qualificou 200 cuidadores de idosos,preparando disponibilizando profissionais competentes capazes de atuarem com conhecimento do tema e dentro do que determina o Estatuto do Idoso.

Além disto, distribuiu uma tonelada de alimentos entre idosos carentes. As cestas básicas fornecidas pela Fundação Jaqueira além dos alimentos tradicionais também ofertam material para higiene pessoal e higiene do ambiente em que vivem idosos.

Os alunos que ingressaram nos cursos contribuíram com 400 quilos de alimentos e em algumas turmas a Fundação conseguiu arrecadar mais doações. O restante foi adquirido com os recursos da instituição.

Também foram distribuídas bolsas a alunos carentes e a representantes de diversas pastorais que procuraram a Fundação. Tendo como grande parceira a Arquidiocese de Salvador, a partir da Paróquia da Vitória, desde o ano de 2002, a Fundação vem se dedicando à construção de uma nova realidade para os idosos baianos.

A presidente da Fundação Jaqueira, Vera Mattos esclarece que preparar recursos humanos para atuar no setor é algo de extrema responsabilidade e seriedade. ”Pretendemos atuar de uma forma coerente com a história da instituição. Solicitamos dos alunos todos os documentos inclusive os antecedentes criminais. Observamos o perfil psicológico do aluno e nossa área de saúde mental avalia para verificar se estas pessoas estão aptas ou não a ofertarem serviços como cuidadores de idosos. Na prática, não aprovamos simplesmente com a freqüência. É preciso demonstrar maior competência, habilidade e estar de fato direcionado para o segmento”.
Criada pelos amigos para homenagear a educadora Maria Lúcia Jaqueira de Mattos, falecida em 21 de março de 2003, a Fundação Jaqueira tem atuado de maneira firme, consolidada em atuação em grandes espaços, como uma rede tentacular, em vários bairros e várias cidades do Estado.

Um comentário:

  1. a todos vocês que fazem parte dessa maravilhosa fundaçao, parabêns,eu como uma legitima jaqueira fico muito orgulhosa de participar dessa familia.tudo de bom para vocês.beijos

    ResponderExcluir

A Fundação Jaqueira agradece a sua visita.
Deixe sua mensagem.