quarta-feira, 5 de janeiro de 2011

Sabe como escolher um cuidador? Existe um tipo de cuidador para cada idoso.

Os familiares devem solicitar ao médico do idoso ou da idosa uma avaliação. Infelizmente a quantidade de geriatras é muito pequena para atender a demanda. Mas um bom médico clínico poderá realizar a análise.

Somente após a avaliação multidimensional da pessoa idosa será possível indicar um cuidador ou cuidadora.

Na verdade esta avaliação servirá para identificar problemas de saúde condicionantes de declínio funcional.

Mas temos que lembrar que são informações necessárias mas que não substituirão a escuta qualificada realizada por profissional de saúde habilitado e a investigação de todos os aspectos (familiares, sociais, culturais, econômicos, afetivos, biológicos, etc) que envolvem a vida da pessoa.

Mas existem dicas simples:

1. O cuidador básico está destinado a atender idosos que não necessitem de atos médicos em sua rotina diária.Estes profissionais não podem realizar qualquer um dos atos que são praticados por profissionais de saúde.Exemplos: aplicar injeções, verificar pressão arterial, entre outros.Lembremos que a ocupação de cuidador básico está entre aquelas ocupações consideradas "domésticas".

2. O cuidador que também é técnico em Enfermagem poderá ser o cuidador ideal para idosos que necessitam de cuidados especiais incluíndo-se aí atos rotineiros de enfermagem.

3. Cuidadores especializados em gerência para residências e asilos deverão ter nível superior devidamente comprovados.

4. Há uma enorme diferença entre os cuidadores domiciliares, cuidadores para hospitais e cuidadores para asilos e residências geriátricas.

5. A seleção é criteriosa e tem que ser feita conforme cada situação.

6. A análise da situação da família do idoso é fundamental.

7. Todos os critérios devem ser avaliados antes de contratar alguém.Temos que ter o máximo de segurança no sentido de evitar o cuidador com desequilibrio emocional ou que tenha tendência a qualquer tipo de violência contra o idoso.

8. Vamos recordar que o conceito de "ser frágil"foi sendo gradativamente substituído pela condição de "tornar-se frágil".


Vera Mattos
Presidente da Fundação Jaqueira.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

A Fundação Jaqueira agradece a sua visita.
Deixe sua mensagem.