domingo, 13 de janeiro de 2008

O QUE QUER UMA MULHER?A VISITA DE ANA BRUNI A SALVADOR.


A assinatura do Pacto Nacional de Enfrentamento à Violência contra a Mulher contou em Salvador com a presença de centenas de mulheres. Em meio a muitas autoridades, o evento se destacou mesmo pela presença das mulheres vitimas. A Fundação Jaqueira convidou Ana Bruni, cuja luta tornou-se conhecida pela internet, e principalmente pela ampla divulgação do site território mulher que relata a busca desesperada de uma mulher que tem sede de justiça.
Ana Bruni esteve com toda a equipe da Fundação Jaqueira.Na Seplan, foi apresentada a lideranças femininas e feministas de qualidade. Como eu já havia entrevista e publicado, tinha como certeza que ela deveria trazer os problemas que enfrenta em Itacaré, Bahia, para o grupo de trabalho de Salvador.
E minha certeza tornou-se convicção: a companheira que chegava de Itacaré, Bahia, é uma mulher elegante, bonita,distinta. Carioca de classe média alta, excelente formação familiar e social. Poderia ter desistido de tudo e voltado para o Rio de Janeiro. Mas resolveu permanecer e ser um grito de alerta.
Mas corre risco de morrer.
Ela que criou a maior comunidade sobre a Lei Maria da Penha no orkut, não consegue um avanço em seu caso. Não consegue absolutamente nada, a não ser conselhos para sair da cidade em que vive, em que investiu dinheiro, cidade onde trabalha honestamente.
Que País é este? Eu fico me perguntando todos os dias. Militantes e ativistas olham uma para as outras dentro de um contexto de perplexidade. Como já disse e escrevi antes, as ameaças que sofro tem como origem rede de pedófilos e de ex-maridos que se revoltam com os meus laudos e minhas orientações para que sejam denunciados. Então, eles buscam "laranjas" para brincarem comigo. Mas, eu sou a gata e eles os ratos.
Eu procuro me unir a gente decente e digna.Sobre o meu trabalho, a Bahia e o Brasil sabem.Não digo isto com orgulho. Acho que sempre que temos que interferir por alguém, berrar, clamar por justiça, é porque o nosso Brasil sofre da estranha síndrome masculina da agressão à mulher.
Mas quero voltar a Ana Bruni, a nossa Território Mulher. Ela ficou em Itacaré e tentou procurar as autoridades locais. A história toda está no site, com direito inclusive a repercussão nacional em colunas de grande prestígio sobre a prática de tortura na Bahia.
Como Itacaré não lhe prestou solidariedade e nem lhe deu atenção através das autoridades, resolvi então convidá-la. Venha a Salvador. E ela chegou com um jeito meio desconfiado de que talvez também não fosse prestigiada aqui.
No entanto, as principais lideranças femininas estiveram com ela. Representantes das secretarias estaduais, deputadas, a prefeita Moema Gramacho, a presidente da comissão de mulheres da OAB/BA, as representantes da FCCV - Fórum Comunitário de Combate ao Crime e a Violência.
Se ficasse mais, Ana teria mais encontros e uma agenda maior a cumprir. Iríamos por exemplo ao Núcleo de Justiça e Direitos Humanos, ao encontro da companheira Mônica Bittencourt. Iríamos ao encontro da companheira Isabel Alice da Delegacia Especial de Atendimento a Mulher.
Este recado público é para você, companheira Ana Bruni. Você esteve aqui e foi acompanhada pela direção da Fundação Jaqueira. De maluca você não tem nada. Que diga a nossa Tania Gomes, diretora de Saúde Mental da nossa Fundação.
O sentimento que fica é que as cidades querem se libertar das mulheres independentes.Se isto incomoda nas capitais, o que se poderá dizer do interior do Estado, onde prevalece a força e o machismo.
É uma pena que Itacaré não tenha capacidade para aproveitar o potencial desta mulher que chegou do Rio de Janeiro e apaixonou-se pelo local e lá montou uma pousada, deixando para trás uma vida cheia de glamour. Hoje procura ajudar centenas de mulheres na mesma situação ou em pior situação.
Aos mandatários de Itacaré eu irei dar uma péssima notícia: Ana Bruni não está sozinha. Saiu do virtual para o real. Estamos organizando em Salvador uma comissão de mulheres para verificarmos o que acontece por aí.
Quem tiver coragem responda: será que Ana Bruni, brasileira, carioca, é a única mulher agredida neste local paradisíaco? Por favor, respondam por que no mínimo é intrigante.
Ana Bruni você chegou em Salvador e aí agora passa a representar o nosso movimento de mulheres. E nós vamos aprender o caminho para Itacaré. Quem sabe não encontraremos outra vítima.

Vera Mattos
Jornalista

Um comentário:

  1. Cara Vera,

    Acabo de ler alguns de seus artigos e entrevistas sobre a violência contra a mulher no nosso pais. Assim que acabei de ler me inspirei a escrever o seguinte artigo.
    Lygya Maya
    Terapeuta Intuitiva e Holistica
    www.lygyamaya.com


    COMO SER UMA MULHER PODEROSA EM VEZ DE MEDROSA!




    Será que vamos conseguir vencer nossos obstáculos em relação ao machismo brasileiro somente concentrando e reclamando que os homens não nos respeitam e o governo não nos dá apoio? Vocês não acham que com isso vamos nos tornando cada vez mais vitimas de um sistema falho e corrupto?

    Quem foi que nos disse que éramos do sexo frágil? Um homem ou uma mulher? Acha isso verdade?

    Se você pensa como eu, acho que as respostas acima são bem claras. Não vamos conseguir vencer nossos obstáculos no Brasil focalizando nossa atenção “somente” no mundo “externo”, acho que a solução é também focalizar no “interno” de cada uma de nós. Para que a mulher brasileira (e no mundo em geral) transforme a injustiça social de se tornarem vitimas, temos que tratar nossos traumas emocionais de infância. Traumas esses que ainda estão agindo profundamente em nossas vidas na fase adulta. E é por isso que ainda existe tanta injustiça. A mulher esta com falta de auto confiança e amor-próprio por causa das crenças limitadas passadas.

    O grito maior será lutar por nossa liberdade de individualidade começando dentro da gente, lidando e respeitando a nos mesmas sem esperar que “eles” nos respeitem primeiro!

    Seremos mais poderosas ainda quando aprendermos a ser feliz em toda a extensão da palavra, sei que é possível sem sombra de duvida simplesmente por que vivo feliz desde que decidi que fosse assim. Quando decidimos uma coisa com paixão e devoção conseguimos garantido. Mandela no cativeiro nunca disse a um repórter que estava na prisão, ele disse que estava se “PREPARANDO” para o grande dia... se pensarmos bem, temos 2 fatos importantíssimos para serem usados como trunfos e nos “preparar” para um mundo melhor:

    • Criamos a vida dos nossos bebes no nosso útero por 9 meses. Portanto se usarmos essa tremenda oportunidade de criar nossos filhos e filhas respeitando as mulheres, seus filhos homens eventualmente serão uma geração de homens mais respeitadores de mulheres com certeza. E não se esqueça de ensinar as filhas mulheres a respeitar outras mulheres. Aqui tem fofoca de mais! Vamos acabar com isso de uma vez! A vida não é novela não. A gente precisa se unir de uma vez 
    • Nascemos com a força mental de criar a vida que queremos também. O nosso dialogo interno diz que somos vitimas de uma sociedade sem apoio porque desde infância nossas avós e mães disseram a mesma coisa – Bom, se pensarmos que “somos vitimas” estamos certas assim com se pensarmos que “SOMOS HEROINAS” também estaremos certas. Portanto, o que você prefere pensar? Que você é poderosa ou vitima como nossas mães? Quando é que vamos parar de usar as crenças de nossas gerações anteriores e criar as nossas próprias com a realidade estampada na mídia? Somos a outra parte da humanidade que com nossa ausência seria extinta, portanto se a insegurança masculina do passado fazia questão de nos por pra baixo, se conscientize de que isso é parte do passado, somos muito mais fortes do que os homens em varias coisas por varias razões, por exemplo;

     Perdemos sangue todo mês. To pra ver um homem macho que perdesse sangue assim com cólica e tudo e mantivesse sua barba bem feita para ir ao trabalho de cara bonita e maquiada.
     Ficamos grávida independente da camisinha furada ou não. To pra ver um homem que engravidasse e mantivesse o amor materno com tanto carinho e doçura para com o bebe como muitas mulheres fazem. Talvez ate saísse dando tiro atras do filha da p... que fez o filho nele por vingança, (coisa de macho ;)
     Cozinhamos, passamos, limpamos, organizamos, e algumas de nos ainda trabalha fora ou dentro de casa. Isso sem mencionar as que são mães e fazem tudo isso e mais alguma coisa (sexo dos bons por exemplo, do tipo bem gatinha manhosa :)
     Fechamos o vaso toda vez que acabamos de fazer xixi no banheiro sem mijar do lado de fora do vaso
     Sabemos dar prazer sexual total em vez de gozarmos antes deles e dormimos logo após o orgasmo
     Servimos como companheira, mãe, irmã, amiga, secretaria e advogada de justiça com a mãe deles
     Gostamos de conversar e nos comunicar mais profundamente ainda depois do orgasmo em vez de dormir que nem um porquinho cansado.
     E depois disso tudo, ainda temos que passar pela menopausa só pra finalizar com honras ao mérito de se ter nascido mulher! – To pra ver um macho que passasse pelos martírios do suar quente mesmo estando frio lá fora a toda hora, ou não tivesse mais lubrificação vaginal e sexo se tornasse um desafio para se ter prazer. Talvez o pobre coitado ficasse com medo de ser rejeitado e deixasse de ser ousado, como vejo muitos por ai depois dos 45 chorando comprando viagra. Claro que há exceções.

    O que mencionei acima pode parecer piada e realmente escrevi com humor por acho essencial sorrir...chega de tanto drama cotidiano, estamos mesmo precisando rir, para que possamos pensar com clareza e fortaleza sobre as soluções e não continuar cutucando os problemas.

    Vamos despertar? “Mudar” pode ser agora mesmo se concentrarmos em nos mesmas. Afinal de contas o que e mais fácil? Mudar a si mesma ou um cabra macho atrasado?

    Vamos nos fortificar com o nosso emocional cuidado por nos mesmas com carinho maternal. O amor-próprio é muito importante para a felicidade individual e conjugal. Eu sugiro a gente montar circulo de apoio a mulher na net. no telefone, no trabalho e até no boteco se nos convier. Mais vamos nos unir mais e combater o medíocre e a ignorância com a beleza do poder de uma multidão de milhares de mulheres consciente e cheias de razão. Afinal de contas somos a maioria, sabia? Vamos botar a boca no mundo literalmente unindo pela felicidade da gente e não o medo constante em mente . Imagine nós mostrando resultados positivos de união, em vez de fofoca uma contra a outra, ou ciúme do namorado que ta dando mais do que urubu na serra para as duas no mesmo bairro. O medo paralisa não liberta não.

    Bom exemplo começa em casa, começar a mudar nosso dialogo interno e encher a cabeça de coisas boas que queremos que aconteça é esperto. Se quer ter uma relação harmoniosa com ele, comece a ter uma, como exemplo, consigo mesma, e ai então você vai ver a reação do sujeito. Se ele for do contra, não serve, toca o barco pra frente e se manda dali pra sempre, caso contrario casa com ele, cuida dele se respeitando e curtindo ele fazendo o mesmo por você.

    Você tem inteligência bastante para ganhar dinheiro (muito dinheiro) criando seu sonho dentro de casa mesmo. E só concentrar no que quer e não no que não quer. Se tiver duvida me manda uma nota no lygya@lygyamaya.com que a gente conversa.

    Se DÊ, o direito de ser feliz em vez de ficar achando como nossas avós que só o homem pode dar estabilidade financeira ou felicidade emocional ou mesmo respeito em geral. Isso é pura ilusão, conheço varias mulheres guerreiras (minha mãe é uma delas) que criaram e continuam criando seus filhos sozinhas e muito bem criados, criação pra ninguém botar defeito. E ai, vai dizer o que? Que se sente “fraquinha”? Que elas podem mais você não? Não se iluda minha irmã! Você “pode” se você se sacudir e levantar a poeira do passado e deixar a modéstia de lado. O governo já provou que somos secundarias, o que é uma grande lição para criarmos consciência de que se não fizermos por nós, ficaremos gastando energia a toa por muitos anos sem resultado.

    Se considerarmos lutar dos dois lados, dentro de nos mesmas e reivindicando nosso direitos legais ao mesmo tempo, acho que teremos mais sucesso com a nossa intenção, que sem sombra de duvida irá vingar eventualmente, porque injustiça não atua a vida inteira impunemente, sem exceção.

    Abra sua mente e sente o cheiro do “presente”, deixe de viver no passado por que o futuro já chegou e estamos prontas pra lutar com o amor do nosso lado, com a feminilidade e a verdade a nosso favor, alem de contar com a beleza inevitável da nossa garra extraordinária...vamos criar nosso carnaval interno para que nossas vidas cresçam sadias e fortes. Assim enxertaremos a sociedade de felicidade, servindo de exemplo de harmonia emocional ao invés da fúria, da raiva e da infelicidade que estamos “cheias” de ver na TV da desigualdade. Vamos ser o oposto em vez de jogar o jogo deles osso por osso. Vamos nos fazer admirar por nossa fibra e criatividade sem nos sujar de sangue! Vamos cantar e dançar para influenciar e dai então transformar...o negativo para o positivo com o jeitinho brasileiro que só nos sabemos dar.

    Vamos lutar sim, mais também com nosso amor materno acima de tudo, amor esse que nos foi dado pelo universo para lutar por vidas felizes e não nos tornar masculinas e lutar com guerras e mortes criadas pela ignorância e covardia da cegueira pelo dinheiro do nosso governo, somos capazes de voar muito mais alto do que qualquer macho de se gaba de sua bravura quando espanca uma mulher no silencio e no escuro de portas fechadas de sua casa.

    Vamos lutar sim, mais também com nossas intuições felinas e sair de casa com bravura deixando o macho covarde morrer a míngua e viver a sua procura. Ser forte e acreditar que somos um caso de independência ou morte! Infelizmente, literalmente!

    Leia mais, saiba mais sobre você mesma, se torne uma sabedora de sua verdade e criatividade, você pode e deve se manter sem ser co-dependente de outro ser. A força feminina é poderosissima se soubermos usar conscientemente e estrategicamente. O homem que é inseguro sabe disso e se mija nas calcas de medo. Por isso tenta pisar, aprisionar, rebaixar, e abusar de sua inocência e crença. Nunca deixe um homem te convencer que você é burra e não conseguiria sem ele sobreviver, ele está blefando por que tem medo de perder você.

    Portanto minha querida irmã mulher, abra sua mente, seu coração e suas asas por que você também pode voar alto e nunca mais voltar a escravidão de um tempo remoto onde nossas avós deixavam os homens em geral desligar suas luzes, suas energias e seus direitos. Direito de viver feliz de igual para igual. O direito é viver com respeito mutuo e admiração pela divisão de dois seres humanos conscientes de seus poderes ilimitados, e cheios de possibilidades, para criar uma união positiva entre dois seres gerando mais felicidade ainda na vida...

    Isso sim é que é viver! Sabendo como usar o poder interior de seu ser!

    Lygya Maya
    www.lygyamaya.com

    PS*Dedicado aos cavaleiros gentis:
    Nem todos os homens brasileiros (ou não) são corruptos nem larápios, adoro o sexo oposto. Já conheci vários homens maravilhosos na minha vida.
    Parabenizo a todos que tratam as mulheres com respeito e carinho.

    E para as mulheres, o “segredo é”:
    Existem cavaleiros dedicados por toda a parte cabe a você selecionar e escolher o que é melhor pra você. Acredite no seu poder mental e nunca desista de sua força de atracão universal!

    ResponderExcluir

A Fundação Jaqueira agradece a sua visita.
Deixe sua mensagem.