segunda-feira, 14 de setembro de 2009

FUNDAÇÃO JAQUEIRA PROMOVE CURSO PARA QUALIFICAÇÃO DE CUIDADORES DE IDOSOS.

FUNDAÇÃO JAQUEIRA

CURSO PARA QUALIFICAÇÃO DE CUIDADORES DE IDOSOS

OBJETIVOS
•Proporcionar capacitação e/ou atualização para o exercício e desenvolvimento da ocupação de Cuidador de Idosos.
•Preparar adequadamente profissionais para proporcionarem a idosos um envelhecimento mais saudável e com menor comprometimento funcional.

JUSTIFICATIVA

Considerando o aumento progressivo da população idosa, a ocupação de obter os serviços de um “cuidador” é uma necessidade constante de muitas famílias, especialmente para as pessoas que trabalham fora e que tem idosos em casa , carecendo de cuidados constantes.

Para cuidar de idosos, espera-se que haja alguém capaz de desenvolver ações de ajuda naquilo que estes não podem mais fazer por si só; essa pessoa assume a responsabilidade de dar apoio e ajuda para satisfazer às suas necessidades, visando a melhoria da condição de vida.

Trata-se de profissão reconhecida e inserida na Classificação Brasileira de Ocupações do Ministério do Trabalho e Emprego com o Código 5162-10 (Cuidador de pessoas idosas e dependentes e Cuidador de idosos institucional).

A proposta de realização do Curso de Capacitação de Cuidadores de Idosos vem ao encontro às necessidades identificadas, na comunidade e para atender a vários pedidos de pessoas que necessitam de preparação adequada para de proporcionar a idosos um envelhecimento mais saudável e com menor comprometimento funcional.

O Curso de Capacitação de Cuidadores de Idosos de justifica-se como sendo, a preparação para melhor atuar como cuidador de idoso domiciliar ou auxiliares de casas de repouso para idosos, assim como para filhos, que acompanham seus pais já idosos em casa e estudantes e pessoas que desejem conhecer melhor os temas a serem abordados nos diversos módulos do curso.

PÚBLICO-ALVO

Pessoas que atuam como Cuidadores de Idosos, equipes de auxiliares de Casas de Repouso, filhos, estudantes e cidadãos interessados no tema.

METODOLOGIA
As aulas serão expositivas e ministradas por especialistas.

Total de carga horária: Serão ministradas 20 horas de aulas teóricas e computadas dez horas de trabalhos práticos e exercícios escritos, totalizando 30 horas /aula.





PROGRAMA DO CURSO

Módulo - 01

Abertura Oficial
Apresentação do Programa do curso; Apresentação dos participantes; Identificação das expectativas; Estabelecimento das normas de funcionamento do curso.
Depoimento de uma Idosa (Performance artística)
Relações Interpessoais.


Módulo - 02
O Perfil do Cuidador de Idoso
O processo de envelhecimento
Modalidades de atenção ao idoso
(inclusão e exclusão social, relações interpessoais, abandono e maus tratos).

Módulo - 03
Cuidados Nutricionais com Idosos

Correção de exercícios
Módulo - 04
Principais problemas médicos associados ao envelhecimento: (Retenção, incontinência e infecção urinária, Afecções pulmonares; Depressão; Demências; Parkinson; AVC; Isolamento Social; Imobilização; Fraturas de quadril e colo de fêmur).

Módulo - 05
Sexualidade e envelhecimento

Correção de exercícios
Modulo - 06
Qualidade de vida e espiritualidade
(Identificando o estresse; lazer e ocupação do tempo livre; técnicas de relaxamento e de alívio do estresse , espiritualidade e valorização do ser).
Lazer e ocupação do tempo livre dos idosos.

Módulo - 07
Urgências, Emergências e Sintomas na Clínica do Idoso Interação medicamentosa; Cuidados no controle dos medicamentos; Sinais de alerta.


Módulo - 08
Direitos dos idosos (PNI, Estatuto do idoso, medidas de proteção)

Módulo – 09
Higiene do Idoso
(Cuidados de higiene e conforto do idoso)

Módulo - 10
Primeiros Socorros
Entrega das notas
Encerramento e Entrega de Certificados



EXIGÊNCIAS:

O candidato a aluno deve ter no mínimo o segundo grau completo e comprovado através de apresentação de certificado e/ou histórico escolar.

Não aceitaremos neste curso alunos que possuam apenas o primeiro grau.

A certificação se dará com 100% de freqüência. A ausência em qualquer das aulas deverá ser justificada por atestado médico ou em situações não previstas mas devidamente comprováveis.

Sobre indicações:
A Fundação Jaqueira é uma instituição da máxima seriedade.
Existem possibilidades de indicações para vagas no setor. Mas destinadas exclusivamente aos alunos que se destacam no curso.

Chances especiais:
Para os alunos que já possuam cursos de técnicos em enfermagem ou Enfermagem de nível superior.

Telefone: 71 3011 1188
Celular: 71 9619 6129

Inicio do curso: 21 de setembro de 2009

Nenhum comentário:

Postar um comentário

A Fundação Jaqueira agradece a sua visita.
Deixe sua mensagem.