sábado, 29 de março de 2008

Mais Bahia entrevistou nossa presidente Vera Mattos que destacou a questão das crianças com TDAH - Hiperatividade.


Crianças com Déficit de Atenção

Uma criança que apresenta TDAH – Transtorno Déficit Atenção Humana com hiperatividade e/ou desatenção exige extremamente da família. “Geralmente, um dos pais abdica da vida profissional para cuidar do filho. E começa a peregrinação para chegar-se a um diagnostico e a um tratamento. Em outras ocasiões a família se desfaz, não suporta o peso”, revela Vera Mattos.

Sintomas comuns

As crianças que têm dificuldade de ficar atentas e não conseguem obedecer a ordens de controle podem ter TDAH. “Pequenos que parecem inquietos podem ter esse transtorno. É importante que se distinga o excesso de agitação, comum na infância, com um quadro definido da doença”, explicou a presidente. De acordo com ela, os portadores do distúrbio são diferentes no aspecto emocional e comportamental, as crianças não conseguem ser recompensadas por algo, pois não chegam à conclusão de nada que começam. Vera Mattos, ainda acrescenta que as escolas não estão preparadas para atenderem essas crianças: “Aumentam o índice de repetência e as dificuldades de aprendizagem, relacionamento e aceitação, já que as crianças com TDAH têm um comportamento diferente das outras”.

Tratamento

O tratamento deve ser acessível a todos, pensando assim a Fundação Maria Lúcia Jaqueira de Mattos, trabalha há cinco anos com essa patologia. Segundo a presidente da fundação, Vera Mattos, será ministrado uma oficina de aconselhamento e treinamento para os pais de hiperativos. “O objetivo da fundação é ajudar a preparar a sociedade para que haja uma assimilação, aceitação e entendimento em relação ao hiperativo, pois a grande maioria é discriminada e não recebe a atenção nem o tratamento adequado”, conta Vera.

http://www.maisbahia.com.br/vidaboa.asp?codigo=173

Nenhum comentário:

Postar um comentário

A Fundação Jaqueira agradece a sua visita.
Deixe sua mensagem.