sábado, 26 de janeiro de 2008

CRESCEM DENÚNCIAS DE VIOLAÇÕES DE DIREITOS HUMANOS.


O número de denúncias do Disque 100, coordenado pela Secretaria Especial dos Direitos Humanos da Presidência da República (Sedh) aumentou 80% em 2007 comparado com 2006. E o Rio Grande do Norte acompanhou esse crescimento. Se no âmbito nacional, o serviço recebeu 24.924 denúncias de violências contra crianças e adolescentes, enquanto em 2006 foram 13.823, as denúncias gerais no estado passaram de 310 em 2006 para 530 em 2007.

Como em outros estados, o número de denúncias contra o abuso sexual subiu assustadoramente em algumas variantes de abuso sexual e violência no Rio Grande do Norte. As denúncias contra a exploração sexual com intermediários subiu de 55 para 58. Sem intermediários, passou de 3 para 59. Outro dado com grande disparidade foi o número de denúncia contra a violência física e psicológica com lesão corporal, de 110, em 2006, para 205 em 2007. Violência física com morte aumentou de 1 para 4.

Para a subsecretária de Promoção dos Direitos da Criança e do Adolescente, Carmen Oliveira, o aumento das denúncias reflete a consciência da população. ‘‘A sociedade brasileira não tolera mais a violência, inclusive a exploração sexual de crianças e adolescentes, que até então era banalizada em nosso país. O silêncio começa a ser rompido na medida em que todos se sentem como responsáveis por enfrentar essa situação’’. Ela ressalta que a ligação é gratuita e o denunciante não precisa se identificar.

A violência física e psicológica lidera o número de denúncias, seguidas por negligência, abuso sexual, exploração sexual comercial, pornografia e tráfego de pessoa. Segundo Carmen, em uma denúncia pode-se registrar mais de um tipo de violência sofrida por uma ou mais vítimas. ‘‘Uma denúncia pode, portanto, envolver inúmeras vítimas e diferentes tipos de violência’’, ressalta. Desde que o Governo Federal implantou o serviço, em 2003, os números de atendimentos e denúncias recebidas aumentam a cada ano.

O objetivo do Disque 100 é receber denúncias de violência contra crianças e adolescentes e interromper a situação revelada. As denúncias são recebidas e encaminhadas de segunda-feira a domingo, inclusive feriados, das 8h às 22h. O encaminhamento das denúncias é feito para a rede de proteção e responsabilização do local onde a vítima se encontra. A denúncia é encaminhada ao órgão mais adequado à situação, como o conselho tutelar, delegacias de proteção ou polícia civil, Polícia Federal, Polícia Rodoviária Federal. Também são encaminhadas ao Ministério Público para acompanhamento dos seus resultados.

Fonte: Diário de Natal, 26/01/2008

2 comentários:

  1. Quem é aquele que abusa?
    Quem é aquele que faz tráficco de menores?
    Quem é aquele que estupra?
    Quem é aquele violenta, que agride, que maltrata?

    O HOMEM!

    Não existem crimes sem a mão perversa do homem!
    Apontemos o culpado!O HOMEM
    Este gênero da raça humana que nos leva a destruição e ao extermínio de nossos princípios, impedindo a construção de uma civilização saudável!
    O HOMEM, que se deixa levar pela sua índole bestial, animalesca e sem parâmetros consome em atos depravados nossas crianças as condenando eternamente a conviver em vida com pesadelos.

    ResponderExcluir
  2. Escutem nossas crianças!

    Elas podem não falar que sofreram abusos! Mas de alguma maneira ela te fará perceber que algo está errado!
    Estejam atentos, pais e demais familiares.
    Estejam atentos professores!

    Escutem nossascrianças

    Ana Maria C. Bruni

    ResponderExcluir

A Fundação Jaqueira agradece a sua visita.
Deixe sua mensagem.